terça-feira, 30 de novembro de 2010

Treinamento de corrida monitorado.


Monitor cardíaco: Uma vez que você se acostuma a treinar com ele, quando estiver sem, parecerá nú!

É a pura verdade, pelo menos é o que eu sempre digo para os meus alunos, e realmente nós ficamos sem diretrizes quando estamos correndo sem o monitor.

Para quem não sabe como exatamente se utiliza, o monitor cardíaco é um relógio digital teóricamente normal, com cronômetro, alarme, entre outras funções de relógios convencionais, porém, o seu real ofício faz dele uma ferramenta onde utiliza-se não só para o esporte, mas também outras atividades relacionadas ao controle dos batimentos cardíacos (digo isso porque já utilizei em cardiopatas sem necessariamente estarem praticando atividades físicas - arritmias).

Este utensílio é hoje, depois do tênis e das roupas, a principal ferramenta do praticante de atividade aeróbia. A importância dele é tão grande que utilizamos o monitor para determinar a intensidade dos treinos por controle da frequência cardíaca.

Exemplo:

Homem, 25 anos, treina corrida com intensidade média para alta. Sua frequência cardíaca máxima é de aproximadamente 195 batimentos por minuto. Um treinamento considerado médio para alto é de acima de 70%-75% (137 a 147 bpm). Então nesse caso, o indivíduo deverá treinar com intensidade acima de 137 bpm. Com o monitor, ele consegue mensurar seu desempenho enquanto corre, e se por acaso estiver abaixo desses valores, deverá impor um rítmo mais acelerado e aumentar a frequência.

Os treinamentos de corrida de rua, ciclismo, natação, ou qualquer outro tipo de esporte com predominância aeróbia, eu prescrevo através do monitoramento cardíaco, até porque o monitor ao final do treinamento dispõe o relatório do desempenho daquela atividade que acabara de ser realizada. Assim, coloco os devidos dados na planilha de progresso de treinamento. Ao final de um período de treinamento (micro, meso ou macrociclo) o atleta terá todo o feedback das atividades - progressos e/ou regressos.

A tabela com as porcentagens das frequências cardíaca (divididas pela idade) estão inclusas no Manual do Aluno da ProRunning.

Nenhum comentário:

Postar um comentário