terça-feira, 16 de novembro de 2010

Shakes.


Ao leitor:

Primeiramente, antes de compor o texto sobre shakes, gostaria de esclarecer que não tenho nada contra os shakes em si. Na verdade quero atentar que a substituição de uma refeição por um shake para finalidade de emagrecer antes de executar uma atividade física é prejudicial.

Os Shakes:

Diante da observação acima mencionada, não é apenas uma observação de um professor de educação física sem embasamento científico, mas sim mencionada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, avaliada pela Proteste.

É fato que os shakes possuem um nível maior de proteínas, exatamente 32%. O órgão diz que na verdade não deveria passar de 10 a 15%. Então que existem proteínas, é um fato!

O problema é que as taxas de lipídeos (gorduras) são baixíssimas, sendo que o corpo precisa dos lipídeos para absorver as vitaminas e sintetizar hormônios. Ou seja, numa atividade física de média para intensa, praticamente só utilizamos os lipídeos como fonte de energia. Para conseguirmos correr, nadar, pedalar, realizar longas séries de musculação, a primeira fonte de energia do corpo são as gorduras.

Concluo que sem esses estoques de energia, o 'atleta' não estará fisicamente preparado para enfrentar uma série de atividades físicas, considerando assim que mal-estares durante as atividades é praticamente inevitável (queda de pressão, por exemplo).

Considerações finais:

Dessa forma, é preciso que os consumidores de shakes façam uma alimentação adequada, rica em proteínas, vitaminas e lipídeos também. A substituição de alimentos que contenham lipídeos para os defasados em lipídeos ocasionará alguma queda na performance e possivelmente reflitirá na saúde do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário