quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Overtraining.


O Overtraining é caracterizado pelo excesso de treinamento. Muitas pessoas treinam diariamente por muitas horas, mas não sabem os riscos que o não-descanso pode repercurtir no nosso corpo.

Os aspectos fisiológicos demonstram que nosso corpo necessita de boas horas de sono, afinal, o hormônio do crescimento age com mais eficácia durante nosso sono. Quando treinamos, propositalmente 'lesionamos' nossos músculos e exercemos forte resistência em nossas articulações. O principal responsável pela recuperação dos músculos e articulações é o hormônio do crescimento, que por finalidade regenera as partes 'danificadas' do corpo humano.

Tal hormônio 'trabalha' no nosso corpo enquanto pouco utilizamos ele, sendo assim, considera-se que enquanto dormimos o hormônio age plenamente. Porém, nem sempre boas horas de sono são o suficiente para a recuperação, havendo a necessidade de não utilizarmos tal grupo muscular ou articular nos dias subsequêntes de um treino puxado. Aos poucos e descanso dá trégua aos músculos e articulações, e por fim a recuperação estará completa e poderemos retomar às atividades físicas.

Não é exatamente isso que acontece:

Os indivíduos 'ratos' de academia abusam das suas capacidades fisiológicas e atingem o Overtraining por acúmulo de lesões relacionadas ao não descanso do corpo. Para que nosso corpo esteja em constante progresso, existe o descanso para auxiliá-lo:

DESCANSO = PROGRESSO

Ou seja, os indivíduos pensam que se parar por algum(uns) dia(s) perderá tudo o que conquistou (se realmente conquistou algo nessas condições), sendo que na verdade o progresso físico somente ocorrerá se o indivíduo dar o tempo necessário de descanso para o corpo.

Com o excesso, o corpo automaticamente forçará esta trégua através de alguma lesão, sendo que na maioria das vezes, é uma lesão grave. Isso acarretará outros fatores fisiológicos e deixará o indivíduo longe dos esportes por meses (ainda existem casos que mesmo lesionados gravemente, o indivíduo treina sem condições mínimas).

O psicológico ficará abalado, e o indivíduo poderá desenvolver até mesmo algum tipo de depressão relacionada à não-pratica das atividades.

Portanto, descanse e deixe seu corpo agir conforme sua natureza para você conseguir manter uma vida ativa e CONSTANTE.

Solução:

Para evitar todo esse transtorno ocasionado pelo Overtraining, a solução é adaptar seus treinamentos sem utilizar grupos musculares e articulações por muitos dias consecutivos e respeitar o dia de descanso de acordo com treinamento que o professor desenvolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário