quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mulheres e corrida: A corredora grávida.


Era comum acreditar que uma mulher que corra durante a gravidez poderia "sacudir o feto e perdê-lo", de modo que elas eram persuadidas a assumirem estilos de vida sedentários por 9 meses, com medo de causar danos ao bebê. Então, durante os anos 70, nos Estados Unidos, a corrida entrou em moda, mais tarde espalhando-se para a Grã-Bretanha e algumas outras partes da Europa. Muitas mulheres largaram seus estilos de vida sendentários para treinar para competições de confraternização locais, corridas competitivas e maratonas. Elas se tornaram mais condicionadas e saudáveis, e não queriam desistir deste estilo de vida durante a gravidez.

Uma interrupção do treinamento por 9 meses era impensável! Os mitos e a profissão médica entendiam esta necessidade; entretanto, não iriam aceitar nenhum exercício real durante a gravidez, especialmente a corrida. Um número suficiente de mulheres, tanto atletas de elite quanto corredoras do dia a dia, estavam correndo agora durante sua gravidez sem efeitos indesejáveis nelas ou em seus bebês em gestação. Isso fez que os mitos em torno deste assunto fossem destruídos e a profissão médica fosse educada.

A necessidade por cuidado e consideração pelo feto é, sem dúvida, fundamental, uma vez que o treinamento em excesso pode levá-la ao estresse. Entretanto, para a maioria das mulheres grávidas, tais medos são infundados. Atualmente, considera-se que o exercício "sensível" e programas de treinamento não envolvem risco para o bebê, podendo ser benéficos para a mãe grávida, tanto em termos fisiológicos como psicológicos. Para aquelas que desejam se exercitar ou continuar correndo durante sua gravidez, orientações foram elaboradas, em 1989, pelo Colégio Americano de Obstetras (American College of Obstetricians).

Uma vez que as mulheres grávidas precisem se exercitar com cuidado, parece certo responder o quanto seria melhor se elas fossem aconselhadas a desistir de correr ou fazer outro tipo de exercício durante a gravidez. Há, na realidade, algumas razões pelas quais elas não devessem parar de correr totalmente por pelo menos 9 meses? A resposta é: há benefícios a serem obtidos a partir da corrida durante a gravidez, que incluem:

- Alívio dos problemas normalmente associados com a gravidez, tais como acúmulo de gases, constipação, mal-estar matutino e veias varicosas;

- Redução do risco de ganho de peso excessivo;

- Redução no tempo do trabalho de parto em cerca de 2 horas e meia no primeiro estágio e 20 minutos no segundo;

- Melhora do humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário