terça-feira, 23 de novembro de 2010

Fake!



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, suspendeu há algumas semanas a publicidade das pulseiras bioquânticas, vendidas com o apelo de melhorar o equilíbrio e ativar a circulação sanguínea.

"CHARLATANISMO"

A Power Balance propaga em seu site que o uso da pulseira aumenta a concentração e a força física porque contém um holograma que "otimiza a fluência energética natural do corpo".

O site da pulseira brasileira, vendida na internet a R$ 159, dá explicação similar.

Vanderli de Assis, que afirma ter criado o modelo brasileiro e se apresenta como professor de física da Universidade Federal de Minas Gerais (não há registro dele na universidade), diz que o holograma, formado por camadas de magnésio, alumínio, ferro e silício, "emite uma frequência que gera estabilidade no campo eletromagnético do ser humano".

Assim, o corpo não seria afetado por frequências externas como ondas de equipamentos eletrônicos, daí o maior equilíbrio do usuário.

Para Marcos Duarte, professor de biodinâmica da Faculdade de Educação Física da USP, as explicações são "charlatanismo quântico".

"A ideia de que um holograma possa interagir com as frequências do corpo e trazer benefício ao equilíbrio é puramente falsa", diz.

Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP, reforça: "Não há explicação cientifica para isso. Holograma não emite onda".

Há algum tempo atrás:

Fizeram um estudo científico comprovando que o dilatador nasal, usado por muitos atleas de alto rendimento, é apenas um fator psicológico que age durante o momento da competição, fazendo com que o atleta pense que realmente o dilatador nasal ajuda na capitação de oxigênio e melhora a performance.

Para ambos os casos: FAKE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário