sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O novo atleta - Tênis.


Nesse mês está passando o Torneio dos Campeões da ATP 2010. Agora há pouco estavam jogando Novak Djokovic (Sérvia) x Andy Roddick (EUA). Eu já havia escutado uma vez sobre as mudanças morfofisiológicas e maturacionais dos tenistas nas últimas décadas, e os tenistas desse torneio são um exemplo das principais mudanças.

Morfofisiológica: morfologia (mudanças) da fisiologia (corpo humano);
Maturacionais: progresso do desenvolvimento humano.


Não sou tão velho nem historiador para saber dos antigos jogadores de tênis, mas tenho um leve precentimento de que erão bastante diferentes dos atuais. Comparo por aqueles que vi jogar há 10-15 anos atrás, como Pete Sampras, Boris Becker, André Agassi, Guga, etc.

Hoje o treinamento está sendo tão bem aplicado nos atletas de alto nível, que sua técnica continua sendo aprimorada conforme o tempo passa, mas também é acompanhada agora por uma estrutura física bem diferenciada dos atletas mais antigos.

Dos 4 primeiros do ranking: Rafael Nadal, Roger Federer, Novak Djokovic e Andy Murray, todos com uma técnica impecável, mas também com suas características próprias utilizadas para vencer no esporte.

O Nadal tem um força física visívelmente adquirida através de treinamentos durante o desenvolvimento quando adolescente. Roger Federer é o tenista estável emocionalmente capaz de equilibrar técnica e desempenho. Novak e Murray utilizam da alta estatura para tirar vantagens consideráveis nos jogos (estatura que antigamente não era comum entre jogadores de tênis).

Ou seja, o esporte evolui conforme a evolução física do atleta. Quanto maior a demanda de treinamentos de força e resistência, maior será as adaptações do jogo para suportar as diversidades de cada competidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário