sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Qual é a sua pisada?

Os materiais esportivos estão cada vez mais high tech, com diferentes formas e promessas de melhor desempenho. Entretanto, essa hipótese mostrou-se falsa, e é comprovado cientificamente (Hackney, 2006).

O tênis é um dos utensílios esportivos mais desejados entre os atletas, mas nem sempre o indivíduo compra o par ideal para a sua pisada. Os tipos de pisadas são classificadas como:

Pronada

Este tipo é caracterizada pela "pisada fechada". O indivíduo pisa com a parte interna do pé.

Exemplo:



Supinada

Caracterizada como a pisada com a parte externa do pé.

Exemplo:



Neutra

Utiliza-se a parte central da sola.

Exemplo:



Nos anos 70, década da ascensão da corrida de rua nos EUA, a tecnologia já existia em prol dos utensílios esportivos, porém a preocupação com os tipos de pisada dos calçados esportivos foram evoluindo a partir dos anos 80. Hoje existe uma infinidade de opções para cada tipo de pisada, mas nem todo mundo tem ciência de qual o tipo de calçado comprar exatamente.

Procure identificar os modelos corretos para sua pisada, aliviando assim os impactos sofridos nas articulações como tornozelos, joelhos e quadril.

Obs.: Existem ainda calçados específicos para Geno Varo e Geno Valgo. São fomosos por "pernas arqueadas" e "joelhos em tesoura". Explicarei no próximo post porque trata-se especificamente de 'problemas posturais' relacionados à articulação do joelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário