sábado, 6 de novembro de 2010

Para combate à hipertensão arterial.



Muito do que se escuta (e é verdade) sobre a hipertensão arterial, é resultante de má alimentação (aliado a outros fatores também).

As medidas profiláticas de combate à hipertensão arterial incluem mudanças no estilo de vida e a diminuição de fatores de risco que podem ser evitados, como o excesso de peso, o sedentarismo, a ingestão elevada de sal e gorduras saturadas, baixa ingestão de potássio e o consumo excessivo de álcool.

Bases científicas (trecho de uma tese defendida por mim na época de graduação):

"...Em relação aos fatores alimentares associados à hipertensão arterial, estudos recentes têm mostrado que alguns flavonóides, como a hesperidina encontrada nas frutas e sucos cítricos, têm atividade hipotensiva e diurética em animais experimentais. Também, a suplementação com hesperidina produziu um aumento na excreção urinária de sódio, potássio e cloretos, aliviando a pressão arterial. Outros estudos mostraram que os flavonóides, a vitamina C e o potássio do suco de laranja provocaram o relaxamento dos vasos sanguíneos e a redução da pressão arterial..."

Resumindo:

O suco de laranja, que trata-se de um suco cítrico, ameniza os problemas relacionados à hipertensão arterial, relaxando os vasos sanguíneos e diminuindo a pressão.

Depoimento pessoal:

Poucos sabem, mas hoje em dia dentro da minha casa a fruta que não falta é a laranja. Meu pai é cardiopata, tem 4 pontes de safena e 1 mamária. Em 2008 quando meu pai foi submetido à cirurgia, eu trabalhava em uma academia de musculação. Um aluno médico me disse na época: "como presente de boas vindas ao seu pai (quando chegasse em casa), compre uma centrífuga e faça suco de laranja para amenizar os impactos da hipertensão arterial, entre outras frutas para combater a anemia". Desde então fiquei com aquilo na cabeça, estudei a respeito e defendi uma parte da minha tese de graduação sobre cardiopatia, que explicava sobre as frutas cítricas e seus benefícios para este grupo.

Substituímos os refrigerantes de alto índice de glicose (açúcar) Trocamos também os sucos artificiais, entre outras bebidas industrializadas.

Suco de laranja dentro de casa agora é uma religião. Não fechem os olhos para as coisas simples que podem salvar vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário