sexta-feira, 30 de abril de 2010

Treinamento Funcional.

Nas planilhas de treinamento que eu disponibilizarei em alguns posts a seguir, haverá exercícios de treinamento funcional. Para a grande população esportista é uma "novidade".

Digo "novidade" por que ele é fundamentado nos movimentos primitivos dos seres humanos, como:

- agachar;
- avançar;
- abaixar,
- puxar;
- empurrar;
- levantar e
- girar.

O treinamento funcional visa trabalhar as valências físicas de forma equilibrada, entre as valências físicas abordadas pelo métodos estão:

- Equilíbrio;
- Força;
- Flexibilidade;
- Resistência;
- Coordenação;
- Velocidade.
Breve exemplo sobre Treinamento Funcional:

Identificando os alvos do corredor para melhor treiná-lo:

Do ponto de vista biomecânico voltado à corrida, todo gesto motor apresenta instabilidade articular, principalmente dos membros inferiores. A caminhada, a corrida, o salto - saltito (fase aérea da corrida), todos esses movimentos dentre os milhares que existem neste esporte apresentam uma complexidade de sistemas corporais interagindo para que o organismo possa melhor executá-lo sem grandes perturbações e com extrema precisão.

De acordo com BERG (1989) citado por GOLDENBERG & TWIST, o equilíbrio pode ser entendido por três caminhos: a capacidade de manter uma posição, a capacidade para voluntariamente mover-se e a capacidade para reagir a uma perturbação.

Os músculos do corpo apresentam continuamente uma corrente para corrigir os distúrbios no centro de gravidade. Vale ressaltar que, quando o atleta está em pé, o centro de gravidade passa proximalmente e anteriormente à segunda vértebra sacral da coluna e esse ponto se modifica conforme os movimentos da corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário