segunda-feira, 26 de abril de 2010

Alimentação e Repouso.

-A alimentação e o repouso são 50% de um treinamento bem-sucedido. Não digo isso quando falo somente de um treinamento para atleta profissional, e sim principalmente para atletas amadores iniciantes em corrida de rua.

Sabemos que na cidade onde moramos o caos está à flor da pele no trânsito, no trabalho e em algumas circunstância, até mesmo dentro de casa. Damos pouca atenção à alimentação e muitas vezes não disponibilizamos tempo para ela, sendo qua na realidade, o que aprendemos até mesmo na escolinha, é que devemos ter pelo menos 3 refeições diária. Um café da manhã reforçado, afinal, é o principal combustível para o dia que enfrentaremos. O almoço, cada um com a sua diéta, porém, respeitando o consumo e o gasto calórico diário, e por fim, um café da tarde reforçado ou uma janta não muito calórica, mas o suficiente para não deixar em déficit dos armazenamentos de substratos energéticos, esses importantíssimos para um praticante de corrida de rua.

*Para a alimentação, a melhor forma de conduzí-la corretamente é consultar um nutricionista.

-Ainda comentando sobre a correria que vivemos na cidade, refletindo até mesmo nos horários reservados para as refeições e reposições energéticas, o outro problema que presenciamos é o pequeno tempo reservado para o repouso, seja ele um descanso no meio do dia, ou principalmente o repouso por completo durante à noite.

Existem hormônios que só são "ativados" quando estamos dormindo. O hormônio do crescimento por exemplo é o hormônio que reestrutura fibras musculares lesionadas e nos coloca em condições favoráveis para realizar atividades esportivas diversas. Então, porque iremos ficar acordados e não "ativar" tais hormônios para acordarmos dispostos para o dia-a-dia, não somente as atividades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário