sexta-feira, 30 de abril de 2010

Crioterapia X Termoterapia...

...ou seja: tratamento de Gelo (Crioterapia) X Calor (Termoterapia).

Crioterapia: Tratamento para resfriamento tecidual.

Tempo de utilização (joelhos, ombros, cotovelos e tornozelos): 30';

Músculos e tecido adiposo (gordura): 30';

Falanges (dedos): 15' - 20'.

Melhores formas de aplicação: Saco de gelo (sacolinha de supermercado - o melhor) e imersão (balde de gelo - mergulhar o local lesionado). *Existem outras formas, mas essas eu particularmente não recomendo... saiba porque:

*INFORMAÇÃO IMPORTANTÍSSIMA: talvez tenha sido essa informações que me levou a escrever este texto - Não utilizar gelo em spray: queima quando próximo da pela por muito tempo!!!, e as bolsas de gelo não necessariamente são boas para a aplicação - inibi as propriedades do tratamento com gelo.

Termoterapia: tratamento com aquecimento tecidual.

Nunca fazê-lo na fase aguda da lesão, ou seja, sempre 48h após a lesão. Uma lesão é dividida em duas fases: aguda e crônica. A aguda é até as 48h, onde deverá ser tratada com crioterapia nas condições acima relacionadas, e a fase crônica é após 48h extendendo-se até 72h após a lesão. A termoterapia relaxa a musculatura, é superficial e a temperatura ideal é de até 45° (água). A termoterapia alivia a dor, aumenta a flexibilidade dos músculos e tendões, diminui a rigidez das articulações, melhora o espasmo muscular (cãimbra) e melhora a circulação localizada.

Conclusão: quando houver uma lesão, utilize apenas gelo nas primeiras 48h para vasoconstrição, diminuição de edemas e hematomas. Após as 48h em diante, se houver ainda dor no local lesionado, faça tratamento de termoterapia conforme indicações de ambas terapias acima. Logicamente que essas informações são relevantes, mas sempre procure um médico caso seja necessário.

NUNCA FAÇA AS TERAPIAS NAS REGIÕES: CARDÍACA E NO ABDÔMEN EM CASO DE GRAVIDEZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário