domingo, 25 de abril de 2010

Introdução baseada nos boatos entre os profissionais de Educação Física

Para que o praticante de corrida saiba um pouco mais sobre as assessorias esportivas espalhadas pela capital.

A prática de corrida é uma atividade realizada desde a época dos gregos, troianos,...

Mas...

...TRABALHAR com treinamento de corrida nas RUAS DA CAPITAL, é um trabalho relativamente novo. Os treinamentos de corrida começaram a ser ministrados em Manhattan - New York (Treinamentos nos moldes de Assessorias e Consultorias Esportivas). Esses treinamentos de rua começaram a ser implantados nos treinos dos norte-americanos nos anos 70, começo dos anos 80 (pelo menos é o que nós temos ciência em relação às datas).

Aos poucos, brasileiros amadores de corrida que frequentávam a "Big Apple" naquela época - consequentemente professores de Educação Física - trouxeram seus métodos de treinamentos em rua, basicamente aplicados para atletas de meia-maratona e maratona.

São Paulo foi a primeira cidade do Brasil à introduzir tais atividades nos principais parques da cidade, entre outros locais adequados para praticá-los: Parque do Ibirapuera e USP por exemplo.

No decorrer do tempo, os profissionais foram se aperfeiçoando nos treinamentos, e diante de toda a atividade, começou-se a publicar diversos artigos científicos sobre os benefícios da prática de corrida de rua, trazendo para o cidadão sedentário a oportunidade de praticar tal atividade que abrange aspectos físicos, psíquicos e sociais. Não somente corrida para a prevenção de doenças, mas uma atividade social e relaxante para a mente.

As poucos, tornou-se uma "febre" entre os esportistas amadores e uma obsessão entre os profissionais: queriam e querem cada vez mais praticá-lo.

Diante desses argumentos entendemos que os esportistas, relacionando diretamente aos amadores, uma grande porcentagem dos cidadãos praticam essa atividade como a principal atividade física no seu dia-a-dia. Engana-se quem pensou ou pensa isso! Na cidade de São Paulo, apenas 10% da população é praticante de corrida de rua, ou seja, mesmo sabendo dos benefícios físicos, psíquicos e sociais, ainda há uma grande resistência da grande massa sedentária em abrir os olhos para a necessidade da prática da atividade física para uma vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário