segunda-feira, 26 de abril de 2010

Anamnese: Princípio da organização esportiva no dia-a-dia.

Vamos começar a montar nossa programação esportiva diretamente relacionada ao tempo disponível e as condições gerais que afetam o iniciante (sedentário ou atleta sem acompanhamento profissional) na realização bem-sucedida no esporte.

O conhecimento do corpo - o mínimo necessário para entender os métodos utilizados para a montagem do treino, e a alimentação adequada conjugada com o repouso obrigatório exigido pelo corpo para manter-se saudável durante todo o período de atividade esportiva.

O próximo passo é deixar a teoria e começar a praticar a corrida com as bases comentadas. Sem o mínimo de instrução, não podemos iniciar a atividade física. Sempre faltará alguma coisa para tornar-se prazerosa e em pouco tempo não mais haverá estímulo para praticá-lo.

A anamnese é a melhor forma de mensurar nosso estilo de vida e como o nosso corpo responde à estímulos equivalentes à uma condição durante a atividade física (é de extrema importância que o indivíduo seja 100% honesto no preenchimento da anamnese).

____________

Anamnese clínica: medidas (altura), peso, tipo sanguíneo, pressão arterial, alergias, doenças, cirurgias, etc;

Anamnese nutricional: nº de refeições diária, ingestão e gasto calórico, suplementos alimentares, etc;

Anamnese de atividade física: histórico de atividades físicas, objetivos, etc.

____________

Nessa anamnese, o professor obterá seus dados por completo, e periódicamente avaliará o aluno/atleta para identificar as mudanças que a prática de atividade física beneficiou suas condições gerais.

*Em caso de doença crônico-degenerativa, como cardiopatia e diabétes, por exemplo, não poderá ser realizado nenhuma atividade física sem os exames necessários com permissão do médico responsável pelo paciente.

Observações gerais: Vimos que para iniciar a atividade física parece complexo, mas sem esses dados, o aluno não saberá o quadro de evolução dos sistemas do corpo com a iniciação à atividade física. Utilizando o histórico do corredor, poderá elaborar melhor os treinamentos, chegando à limites possíveis sem trazer malefícios para a saúde do atleta amador. Lembrando que o quadro de saúde geral de um atleta profissional é completamente diferente do atleta amador, evidenciando os métodos distintos para cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário