quarta-feira, 28 de abril de 2010

Adaptação e Exercícios Educativos - Parte 2

É importante entendermos que quando estivermos com vontade de iniciar a vida no esporte, seja ele amador, simplesmente por lazer e descontração, não significa que o nosso corpo está apto a tal atividade.

Usando ainda o exemplo de uma academia de musculação, quando chegamos no primeiro dia e nos apresentamos ao instrutor de musculação, ele nos prescreve uma fase adaptatória. Na adaptação somos "obrigados" a condicionar os músculos para que no treino subseqüente nossos músculos suportem os estímulos que as cargas impõem aos músculos e articulações.

Seguindo esse raciocínio lógico, as atividades aeróbias também necessitam da fase de adaptação, seja uma atividade aquática, de corrida ou ciclismo. Relacionando ainda a fase de adaptação aos exercícios aeróbios, não somente os músculos passarão por esta fase, mas também, e principalmente, nosso sistema cardiorespiratório. Se você não tiver condicionamento na "caixa" (sistema cardiorespiratório), não haverá pernas que continuem a correr por si só!!!

Lembrando que a corrida trata-se de um dos esportes mais completos para ser praticado, senão o mais completo de todos (natação e ciclismo estão juntos nesses aspectos). Esses fatos como princípio de treinamento, sabemos que devemos trabalhar em harmonia todos os sistemas do corpo para suportarmos os treinos.

Então fica firmado na presente que...

...aquela fase "demorada" para pegar logo pesado, em qualquer tipo de treinamento, NÃO PODE SER IGNORADA!!!! Caso contrário, fique assistindo Luciano Huck no sábado ensolarado dentro do seu quarto, afinal, você não conseguirá sair da cama por causa da lesão que sofreu ou sofrerá por não respeitar a FASE DE ADAPTAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário