sexta-feira, 18 de junho de 2010

Luxação no tornozelo.

Mais um vez, torci meu tornozelo!!! Decorrente de um entorse em 2007 enquanto dava aula de futebol, meu tornozelo esquerdo ficou fragilizado desde então. Em frequentes partidas de futebol, tenho que protegê-lo com tecido (gaze) e tornozeleira por cima, além de usar até duas meias grossas para manter firme a articulação.

Quero adiantar que a grande causa de luxações nas articulações do tornozelo e joelhos no futebol é principalmente ocasionado por irregularidades no terreno (buracos no campo). É de extrema importância que os corredores de plantão fiquem atento à essas informações, até porque os entorses não somente são causas de acidentes no futebol, mas com muita frequência durante treinamentos de corrida de rua (leve em consideração as questões das irregularidades do terreno onde treinamos).

Para que você entenda um pouco visualizando a anatomia da articulação do tornozelo:

Exemplo de uma laceração/rompimento do ligamento.

Nossos ligamentos são 'fixados' entre os ossos da Tíbia, Fíbula, Calcâneo e Tálus. São ligamentos da parte 'interna' e 'externa' do pé. Quando do entorse, um dos ligamentos tem uma elasticidade a mais do que o normal (estica mais do que está acostumado) causando inflamação nos ligamentos, quando é apenas uma luxação. Na pior das hipóteses, poderá ocorrer uma laceração do(s) ligamento(s). Como tratamento: somente cirurgia (laceração).

No caso da inflamação - definida como luxação - o tratamento com gelo e o REPOUSO é o suficiente para recuperá-lo. Faça aplicações de gelo no local lesionado conforme as especificações do post: "Crioterapia x Termoterapia" escrito há alguns posts atrás (encontre nos links do Arquivo ao lado esquerdo da página).

O treinamento compensatório é uma alternativa de prevenção dessas lesões. Minimizamos os riscos quando fortalecemos as articulações do corpo (encontre o post "Treinamento Compensatório" no Arquivo ao lado esquedo da página e entenda sobre o assunto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário