sexta-feira, 16 de julho de 2010

As melhoras fisiológicas passo-a-passo.

Já faz algum tempo que comento sobre a lesão que venho tratando e da minha capacidade cardiovascular/respiratória.

Ligamento da parte interna do tornozelo esquerdo, tratada através de exercícios compensatórios e propriocepção.

Uma vez por semana faço um 'racha' com os amigos em um campo society. Fiquei muito assustado nos 2 primeiros encontros. Senti muito o tornozelo, não conseguia pisar corretamente, então compensava o peso do corpo na perna direita, sobrecarregando o joelho direito (dores agudas no joelho direito nas primeiras 24h subsequentes).

Quanto à "caixa" (cardiovascular/respiratório)... Vergonhoso!!! Vergonhoso ao ponto de eu não me reconhecer dentro de campo. Sempre fui conhecido pela excelente forma física que apresentava. O pessoal tirou muito sarro de mim nesse 1 mês e 1/2 de retorno ao futebol. Durante um longo período de dedicação extrema ao trabalho (ofício), ficou difícil manter um treinamento assíduo para manutenção do cardio.

Mas as coisas estão mudando...

...num período consideravelmente rápido. Mérito de quem conhece seu próprio corpo e suas limitações físicas. Fiz o trabalho de adaptação do cardio através de treinamentos intervalados de bike e tratamento da lesão do tornozelo - fortalecimento.

O tornozelo está ótimo. Dores mínimas, quase nenhuma já. Mantenho a 'imobilização' da articulação com a gaze, meias grossas e tornozeleira durante a atividade. Ontem fiquei surpreso por não sentir absolutamente nada. Corri sem nenhuma dificuldade. Numa determinada oportunidade de uma das partidas, sobrou uma bola espirrada para finalizar com a perna esquerda. Finalizei, o chute saiu forte e não senti quase nada do tornozelo. Fiquei feliz pela recuperação da articulação.

O cárdio está melhorando a cada encontro nosso. Fui muito elogiado pelos companheiros, e de outros, percebi um pouco de apreensão com a minha condição física. Sou rápido, pequeno, então vou fazer muitos 'sedentários' correr bastante pra pegar a bola de mim. Espero que haja lealdade por parte dos adversários em campo.

Só pra constar... tempo de bola quase nivelado com a normalidade. A Jabulani é a nossa bola oficial. Não vou desmistificar o fato dela ser leve e talvez inconstante na trajetória do chute a gol... ontem guardei uma na caixa (onde a coruja dorme) e uma abaixo do travessão na entrada da área. O goleiro chorou, mas foi meu mérito - hahaha.

É ótimo voltar a forma ideal para praticar atividades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário