quarta-feira, 12 de maio de 2010

Treinamento Compensatório.

Trata-se de um treinamento complementar à série de treinos realizados no dia-a-dia. Percebemos a importância do treinamento compensatório quando estamos diante de uma competição, e na reta final, falta mais perna do que cárdio.

Isso porque foi treinado bastante a resistência aeróbia e pouco se fez, ou nada, ao treinamento de resistência muscular e fortalecimento dos principais músculos que envolvem tal atividade praticada.

Por exemplo:

Na corrida, utilizamos muito os Isquiotibiais (músculos posteriores da coxa - bíceps femural), e muitos corredores sentem bastante este músculo enquanto realizam uma prova. Isso porque o Quadríceps (coxa) é o dobro do tamanho do músculo posterior da coxa, então para que não haja algum tipo de lesão por sobrecarregar tal músculo, faz-se um trabalho de resistência muscular localizada na academia = para este músculo: mesa flexora.

Para o Quadríceps: leg press. Ainda para o Quadríceps e visando o fortalecimento da cartilagem dos joelhos (o menisco), a cadeira extensora.

Observações: Nesta mudança de tempo súbida da cidade de São Paulo (Calor/Frio imediato), os indivíduos que submeteram-se à cirurgias nas articulações sentem uma dorzinha de leve, e se por acaso sentir esta dorzinha mas não se submeteu à uma cirurgia, esta articulação provavelmente está sobrecarregada por falta da compensação muscular localizada.

Conclusão: Vá para uma academia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário