terça-feira, 4 de maio de 2010

Alimentação adequada para enfrentar uma prova de corrida.

"Antes da prova, o principal objetivo nessa fase é armazenar a maior quantidade possível de energia para ser utilizada durante a corrida. Além do repouso no dia anterior da prova, é necessário consumir uma quantidade significativa de carboidratos como batata, arroz, pães, massas, etc. (McArdle et al., 1996).

Refeições ricas em carboidratos consumidas até seis horas antes da competição dão "um toque final" nas reservas de glicogênio hepático e muscular. Em média, consomem-se entre 100 e 200 g de carboidratos (400 a 800 kcal), para que, caso as reservas de glicogênio muscular não tenham sido supridas, parte dessa última refeição seja utilizada para aumentar o glicogênio (Coyle, 1997). Também evitar a ingestão de gorduras, grãos e fibras (folhas, verduras e legumes), os quais podem causar má digestão. Por isso, não recomendamos molhos ou recheios gordurosos junto com macarrão ou pão. Além disso, as fontes de proteína (carnes, frangos, ovos, queijos, etc.) devem ser em menores porções, fracionadas em no mínimo cinco refeições (Murray, 1997)."

Trecho retirado do livro " Treinamento de Corrida de Rua - Uma Abordagem Fisiológica e Metodológica" Profº Alexandre Lopes Evangelista.

O interessante de sabermos das melhores condições para enfrentarmos uma prova, seja ela por participação amadora ou competitiva, é que "regularemos" nossos sistemas para fazê-lo com o maior conforto possível. Leia mais sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário