quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Alimentos Funcionais.


No post anterior sobre Pré-diabetes comentamos que um dos cuidados a serem tomados é a ingestão calórica, ou seja, é necessário uma alimentação balanceada. Para isso, existem os Alimentos Funcionais.

O que são Alimentos Funcionais?

De acordo com a nutrição, alimento funcional é todo alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte de uma dieta usual, produza efeitos benéficos à saúde devendo ser seguro para o consumo sem supervisão médica.

Os principais alimentos funcionais são:

Soja e derivados de soja: são as isoflavonas que têm ação estrogênica, reduzem sintomas menopausa e anticâncer.

Peixes como, sardinha, arenque, atum, salmão, anchova: são anti-inflamatórios, reduzem as taxas de LDL.

Tomate, goiaba vermelha, melancia, pimentão vermelho: possuem licopeno (reduzem níveis de colesterol e o risco de câncer de próstata), além de serem antioxidante.

Óleos de linhaça, óleo de soja, nozes e amêndoas: estimulam o sistema imunológico e têm ação anti-inflamatória.

Chá verde, cereais, mirtilo, uva roxa e vinho tinto: reduzem certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e possuem ação anti-inflamatória.

Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja: possuem flavonóides, atividades anticâncer, vasodilatadora, anti-inflamatória e anti-oxidante.

Linhaça, noz moscada: têm ação de inibir tumores e possuem lignanas.

Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo; leguminosas, como soja, feijão, ervilha; hortaliças com talos e frutas com casca: são as fibras solúveis e insolúveis. Reduzem o risco de câncer de cólon, melhoram funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade.

Leites fermentados, iogurtes e outros produtos lácteos fermentados: são os probióticos – bífidobacterias e lactobacilos. Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon.

Hoje em dia, tem se estudado muito sobre alimentos funcionais, então, a cada dia surge uma nova informação. Mas esses são os principais e os mais utilizados. Com um cardápio balanceado, contendo esse alimentos, você pode ter uma vida mais saudável.

Observações:

Foram citados acima uma infinidade de alimentos de diferentes classificações: proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas...

É exatamente o que o corpo humano necessita para manter uma alimentação saudável e sem reclamar de não comer bem. A Indústria Alimentícia vende seus produtos rotulando saúde, mas a gente esquece que mesmo nesses alimentos existe a industrialização do alimento, com agrotóxicos e outras químicas.

Com essa pequena lista de alimentos pode-se repensar e refazer (mudar) seus hábitos alimentares para uma vida saudável, sem adquirir produtos 100% industrializados. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário